segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aprendendo - Sem mentiras (Jacó)

Essa semana foi muuuuuito boa! O legal de ter esses momentos com a Sô é que, ao longo do dia, dá para ir falando sobre o que conversamos durante a devocional. Nessa semana, ela estava mais tranquila, obedecendo com mais facilidade (não sei quantas vezes ela ouviu "Muito bem, obediente como Abraão"...kkkkk). Mesmo as mamães que precisam trabalhar e conseguem curtir os filhos depois do expediente, é legal fazer a devocional em um momento específico (não acho que tem que ser antes de dormir...acho que a criança está cansada e não é tão proveitoso). Depois, dá para perguntar sobre o dia da criança e fazer paralelos com o que foi visto na devocional.  ;)


Estudamos a história de Isaque e Rebeca. Foi em um dia apenas, e logo passamos para Jacó (que não deu para acabar e continuaremos na semana que vem). Na história de Isaque, ela fez os bonequinhos (com aquele esquema de recortar as roupinhas e colocar neles) e a gente "fez" o casamento deles.







Depois, estudamos um pouquinho sobre Jacó. Em um dia, falei como ele e Esaú já brigavam desde quando estavam na barriga. Conversamos sobre amar o irmão e protegê-lo (no caso, não empurrar a Larinha). Nos outros dois dias, vimos o que Jacó fez para ganhar a primogenitura e a benção do seu pai no lugar de Esaú. Conversamos como é horrível enganar e mentir. E vamos continuar com Jacó na semana que vem.


Também preparei umas atividades para a parte motora...ela ama! E é incrível como tem melhorado!!



Ainda estamos na letra A. Não fiz pedagogia e não sei se estou fazendo essa parte de alfabetização da maneira mais correta (pedagogas de plantão, help!! Digam aí o que devo fazer!!). Estava pensando em já apresentar a letra A minúscula...será? Já li textos sobre a letra A com ela, já ficamos "encontrando" a letra em pequenos poemas e gibis da Mônica, já fizemos a letra na caixinha de areia, já escreveu um monte de vezes...




 
A letra "A" no começo da semana e no final :)

Vimos também a diferença entre tamanhos (maior e menor) e a forma geométrica círculo.

Em inglês, vimos mais duas cores nessa semana. E outras expressões do cotidiano. Estou pensando em parar com o inglês depois que ela entrar na escola e reforçar bem o português. Ainda não sei.

Essa foi nossa semaninha!





sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bombom aberto de uva do Joguei o buquê

Gente, não sei se todo mundo sabe que eu tenho uma irmã super blogueira!! O blog dela é maravilhoso...super profissa. Visite lá, clique aqui.

Na outra semana, fiz uma sobremesa que peguei lá. Recebi meus cunhados aqui e tentei, já que parecia super fácil...e deliciosa!! Como não tinha as tacinhas transparentes, não dá para ver as camadas. Mas super aprovada!!! Vou colocar as fotos aqui (principalmente de quem mais comeu), mas peguem a receita no site original.  ;)

Bombom aberto de uva - Joguei o buquê


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ser uma excelente mãe (pelo menos um pouco todo dia)

Há algum tempo, li uma listinha em um site e amei! A ideia é ser uma excelente mãe todos os dias, a partir de algumas dicas. Vou tentar traduzi-las (algumas coisas eu acrescentei...hihihi), espero que gostem:

1. Mostre alegria: seja uma mãe animada! Quando seu filho te mostrar algo que ele descobriu, que consiga fazer ou que simplesmente ache interessante, mostre-se empolgada! Pule, bata palmas, grite...hahahaha, seja doidinha mesmo! Alegria é algo contagiante!

2. Abrace de manhã: tem jeito melhor de começar o dia do que com um abraço? No meu caso, a Sophia sempre vem pra minha cama quando acorda...ficamos (as 3, já que o Daniel já saiu para trabalhar) uns 20 minutos, todas as manhãs, conversando e dando risada...além dos beijinhos e abraços. Não tem preço!

3. Leia histórias mesmo quando não é hora de dormir: no meio do dia, pare tudo e faça um momento "história no colo da mamãe". Eles amam!

4. Fuja para o parque: os parques não tem máquina de lavar roupa, louça para lavar, aspirador, computador...se der, deixe até o celular em casa. Mamãe é 100% dos filhos nesses momentos...aproveite!

5. Brinque de pega-pega: uma brincadeira simples que dispensa brinquedos e acessórios... com cócegas fica melhor ainda ;)

6. Cante bem alto: juntos e de preferência com gestos!

7. Desenhe: na verdade, fique ao lado do seu filho só observando ele desenhar em uma folha de papel. Pergunte o que ele está desenhando...mostre interesse.

8. Brinque de esconde-esconde: sempre que encontrar, dê um abraço bem apertado...é a melhor parte!

9. Esqueça o relógio: temos muuuuitas coisas para fazer durante nosso dia, mas, por alguns momentos, deixe as tarefas de lado, sente com seu filho, faça perguntas e converse com ele. Vocês estão construindo memórias e o tempo passa rápido demais.

10. Entre no "mundo" dele: faça parte do "mundo da imaginação" de seu filho. Seja a princesa, a bruxa, a vizinha, o dragão...o que for! Não apenas incentive a imaginação, mas faça parte!

Essa lista mostra algumas coisas que podemos fazer...pelo menos uma vez, em algum momento do nosso dia. Vamos curtir nossas pipoquinhas porque elas crescem rápido demais!!!!






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aprendendo - Obediência (Abraão)

Nessa semana, apesar de termos saído bastante, conseguimos ter nossas aulinhas 4x ;)
Todos falam que devemos aproveitar o verão...e como ele está acabando, saí com as meninas todos os dias. Aqui no bairro, um grupo de estudantes desenvolveu atividades para crianças de 3-12 anos, tudo gratuito. Fizeram em um campo de futebol aqui pertinho, das 10h-12h, todos os dias. A Sophia amou!! Era uma luta na hora de ir embora...aproveitou bastante, mesmo sem entender o que os instrutores falavam, ela ia se virando.



Nas nossas devocionais, vimos como Abraão obedeceu, mesmo sem saber onde Deus o estava levando. Enfatizei como é importante a gente obedecer e que Deus tem o melhor para nós, Ele é fiel!




A gente também viu como a gente cresce e se desenvolve. Ficamos olhando fotos de quando ela era bebê e como ela está diferente hoje.


Fizemos algumas atividades para a parte motora e aprendemos a letra A. No primeiro dia, a gente foi andando pela casa e encontrando coisas que começavam coma letra A. Eu falei "A de Aline!!" Ela gostou! No outro dia disse "A de mamãe!!" Hehehehehe...tive que explicar de novo :)



Nessa semana não deu tempo de termos as aulinhas de inglês...mas fizemos a matrícula dela no preschool e ela está toda animada. No dia 5 tem um encontro para conhecermos a professora e os coleguinhas de classe. Ela está animadérrima!!!! Eu também ;) ... mas com um certo friozinho na barriga (mãe super protetora? o/ )









sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pérolas de Sophia IV

Para alegrar a nossa sexta-feira...

Eu: Filha, vamos tirar o pijama que hoje a gente vai brincar com uma menininha chamada Koby.
Sophia: Koby?!! Que nome hein... (pausa)...parece uma couve!

Eu: Vem cá com a mamis!
Sophia: Eu não sou "camamis"... sou Sophia.


Um bom final de semana!!!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aprendendo - Deus cuida de mim

A semana passada foi a nossa 2ª semana de "escolinha". E eu falo "escolinha" porque a Sophia gosta de brincar que é escola mesmo. Ela me chama de "tia", fala que o pai dela foi trabalhar, que o coleguinha caiu da cadeira, hahahahaha, maior baratinho essa menina! E cada dia nossa escola tem um nome...no começo foi Escola Barbie...hoje foi Patatá.



Então, na semana passada falamos sobre o pecado e vimos a história de Noé (na primeira semana vimos a criação e a desobediência de Adão e Eva). Muitas músicas, imitações de animais e um coraçãozão e um coraçãozinho muito agradecidos porque Deus cuida dos filhos dEle.
Material que eu preparei para os momentos de história


A pombinha do Noé voou muito!


D. Elefoa e Sr. Elefante entrando na Arca


Estamos montando um mural com os versículos das semanas



Nossa rotina, nesses momentos de aprendizado, é a seguinte:

     Louvor
    História bíblica
    Versículo
    Oração
    Trabalho manual

   Atividade em português

   Atividade em inglês

Tudo isso dura um pouquinho mais de uma hora. Caso contrário, ela não aguenta. E quando acaba eu ainda tenho que brincar um pouco de casinha...

Bom, nas atividades em português, na semana passada vimos as partes do corpo e suas funções (e como Deus é detalhista e fez tudo bem certinho).


Em inglês, eu estou indo bem devagar porque ela vai para a pré-escola em setembro. Então estou passando o básico para ela conseguir se virar lá. Já sabe os cumprimentos, como pedir para ir ao banheiro, agradecer e por favor, e algumas cores. O resto ela inventa, haahahaha.
                     Depois de muita brincadeira, ela que montou os painéis das cores sozinha                    

Quem quiser algum material visto aqui (sem ser livro), avise-me. Tenho quase tudo arquivadinho ;)

domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos pais

Eeeeee!!! Feliz dia de vocês, papais dedicados e queridos!! Sou abençoada por ter um pai, um sogro e um marido que são nota mil como pais! Queria muito estar pertinho do meu pai para dar um abraço e agradecer por tantos anos investindo na minha vida, por tantas orações e clamor por mim...mas conseguimos dar um "xero virtual", hahahahaha...viva o skype.
Meu sogrinho também, pai maravilhoso e sábio. Meu pai #2 que eu tanto amo. Hoje o Daniel é um ótimo pai graças ao Solano.


Meu pai, a Sophia e o Alvin


Larinha com meu sogro


E meu maridinho lindo que é super pai! Sempre me ajudando com nossas princesas. O Daniel é aquele pai que, assim que chega do serviço, abraça a Sophia, pega a Lara no colo e vai logo brincar com as duas no tapete. Hoje ele falou para a Sô "Você mora no meu coração, filha!" e ela respondeu "Não, papai, você que mora no meu!". Aaaawwwww, que lindos!!! (e eu, gente? Tô morando onde????)

Daniel e Sophia se conhecendo (primeiro "handshake")

Larinha e Daniel se conhecendo

Enfim, queria dar um presentinho diferente para ele. Como iremos comemorar, no próximo ano, na data Canadense, nesse ano quis fazer algo diferente. Mais do coração ;)
Peguei uma ideia do Pinterest (amo!) e resolvi montar fotos das meninas...FOI MUITO DIFÍCIL!!!
O foco não ficou bom nessa foto, mas dá para ver como ficou...mais ou menos.

Tirar a foto da Lara foi praticamente um milagre. Mesmo assim, as fotos não ficaram "perfeitas", mas ele AMOU!!! E a Sophia conseguiu "guardar o segredo" até a gente entregar o presentinho. Além disso, fizemos a comidinha que o papai mais gosta e agora à noite fizemos cookies, que ele também ama.

As fotos originais:



Algumas das 30 tentativas:

 


Obrigada, papai Daniel, por todo carinho, sacrifícios, risadas, histórias, orações, broncas...vc é demais!!!
Meus tesouros...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Curtindo um dia de "praia" em Calgary

Há dois domingos, a Sophia fez uma nova amiguinha na igreja brasileira...a Juju (e durante aquela semana, os nomes de todas as bonecas mudaram para Juju...é claro). Fiquei muito feliz porque a Sophia tem sentido falta de crianças da idade dela que converse em português. Até na própria igreja brasileira, muitas crianças ouvem o português dos pais, mas os respondem em inglês. A Juju foi resposta de oração.
Enfim, brincaram depois do culto e acabei conhecendo os pais da Juju. Pessoal SUPER gente fina!! Conversamos muito, ela (a Bia, mãe da Juju e do Lucas) me deu algumas dicas, falamos sobre como viemos parar aqui, etc. Trocamos contatos e eles nos convidaram para um picnic em um lago onde eles moram.


Larinha no balanço e eu procurando uma sombra pro meu pé que estava queimando

Kevin aproveitou a água

Daniel, Sophia e Juju brincando no quarto da Juju

Foi uma delícia!!! O lugar é muito bonito, gostoso, limpo...e com areia de praia, hehehehe. O clima estava super bom, mas a água ge-la-da (o que não impediu a molecada de brincar). Eles falaram que no inverno o lago congela, o pessoal faz patinação, desce os morros de neve com aqueles carrinhos que slide (esqueci o nome), etc. Sempre tem atividades lá, tanto que a família da Bia vai quase todo dia para lá...no verão e no inverno.
Marina, Grace, Bia, eu e Larinha ;)

A Sophia aproveitou o máximo. Brincou com a Juju, o Lucas, o Kevin, o Danielzinho...foi uma benção. E nos mínimos detalhes a gente vê Deus cuidando da nossa família. Obrigada, Senhor!