domingo, 23 de fevereiro de 2014

Reeducação Alimentar - mamãe fit

Então, gente, só agora consegui escrever sobre a dieta que estou fazendo. Muita gente pergunta se estou fazendo a Dukan, mas não, não estou. Gosto muuuuito das receitas Dukan, a maioria é muito gostosa e tira as "vontades". Estou na reeducação alimentar (a RA) com atividade física (AF) de, no mínimo, 3x por semana. Na RA você pode comer de tudo, mas a prioridade é sempre os alimentos saudáveis. Então troquei tudo branco pelo integral (arroz, macarrão, pão, farinha, etc), leite desnatado, manteiga light, iorgurte desnatado, etc. Além de muita fruta, salada e legumes, também muitas fibras extra (aveia, sementes) e proteína.

De manhã, tomo um copo de água gelada com meio limão espremido. Depois da careta, uma meia hora depois, tomo o café-da-manhã. Como não tenho muita fome de manhã, como uma fruta com aveia e iogurte, ou um ovo mexido, ou uma fatia de pão integral com manteiga light. Dependendo do sono, meia xícara de café com leite desnatado e adoçante.
Aguinha com limão
Ovo mexido com café com leite
Panquecas de aveia com frutas

Entre o café e o almoço, não sinto fome. Preciso comer alguma coisa para o metabolismo não parar, mas é forçado mesmo. Então como qualquer coisinha pequena, sem muito gosto (umas 3 amêndoas, ou meia fruta, ou um iogurte desnatado com adoçante, ou fatias de peito de peru com cream cheese light).
Peito de peru com cream cheese light

Delícia esse iogurte de tangerina!!!!! 

Normalmente, no meu almoço não tem nenhum carboidrato. Como a minha fome vem mais da tarde para a noite, se eu fico agoniada para comer um carboidratozinho, faço no jantar. É até melhor, porque é quando eu faço atividade física.

Filé com azeitonas e cogumelos, e salada de pepino
Estrogonofe light com salada

À tarde, a gordinha dentro de mim começa a acordar, doida por um bolo, acredita? Como um mingau (que dá uma sensação de saciedade grande e é uma delícia!) ou um bolinho diet de microondas (depois coloco a receita) que é muito rápido de fazer, ou meia xícara de uma misturinha de amêndoas e passas. Essa hora, eu como algo de baixa caloria, mas mais saboroso...comprei uns biscoitos dem glúten muuuuito bons. Também tem umas barrinhas que ajudam.
Mingau de aveia com morangos

O tal do biscoitinho que vira salvação nas horas de "morrendo por um docinho"

Antes da academia, como uma fruta com aveia em flocos grandes e faço 30 minutos de corrida e mais 30 minutos de musculação. Na verdade, estou pegando mais o cardio do que musculação. Depois que emagrecer mais um bocadinho, levo a sério essa outra parte :P

Quando eu volto, janto, mas no caminho sempre como uma proteína (levo um ovo cozido, ou batata doce, ou tomo um shake de proteína na lanchonete lá).

Batata doce (hummmm) / Filé de frango grelhado com arroz integral e salada
Salmão ao forno e panqueca de pão de queijo com ricota light
Macarronada integral com molho de tomate caseiro...e saladinha de espinafre.

E assim estou indo. Minha disposição durante o dia melhorou muito. Estou emagrecendo bem devagar, mas sei que de forma saudável e de uma maneira que não vou engordar tudo de novo rapidinho (espero). Minhas jacadinhas às vezes ocorrem nos finais de semana, mas não desisto...e volto rapidinho! Viva o clarinete!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Devocional - vídeo

Oi, gente!

Na segunda, gravei um vídeo com parte da nossa devocional aqui. A história bíblica foi sobre a cura do cego do caminho de Jericó. Decidi "contar" a mesma história durante toda a semana. Na verdade, contei na segunda, na terça ela me contou. Hoje, vamos fazer nosso momento de oração (depois escrevo só sobre isso). Na quinta, vamos ver um vídeo e na sexta vamos encenar juntas.
Não reparem na Lara louca pra comer caqui...


Durante essa semana e a próxima, o versículo que quero que ela decore é: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..." - João 14:6. Decidi dividi-lo para ela entender bem e memorizar. Na segunda, vimos como Jesus é o caminho. Na verdade, esse foi o ponto principal da devocional. Jesus é poderoso para curar um cego, mas ainda tem o poder maior de curar o pecador e é o caminho que nos leva a Deus. Na terça, ela me contou a história com as figuras que recortei (primeiro as colocou em ordem e depois contou) e me explicou como Jesus é o caminho. Amanhã, vou explicar que Ele é a verdade. E na próxima semana, explicarei que Ele é a vida. Nos outros dias, estou planejando táticas e atividades diferentes de memorização para ela fixar o versículo.


Tem um blog muito bacana que me ajuda muuuuito com as atividades, é o Blog da tia Alê. Passem por lá ;)

Que Deus abençoe vcs!!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Um dia na nossa barriguinha

Hoje o post vai ser diferente...vou mostrar o que nós três (Sophia, Lara e eu) comemos em um dia. Aí as mamães já sabem o que uma garotinha de quase 4 anos e uma baby de 15 meses comem por aqui...e a galera da dieta me ajuda com o que estou comendo também ;)

Obs.: As fotos não estão muito boas...correria para tirar (fome de 3 mulheres!)

Café-da-manhã
Sophia e Lara: Assim que acordam, as duas tomam 250ml de leite. Depois de meia hora, tomam o café: uma ameixa vermelha às 8h30 e às 9h uma fatia de pão com manteiga.

Aline: Um iogurte grego 0% de gordura, 1 CS de aveia em flocos, 1Cc semente de linhaça, metade da ameixa da Lara, 1 Cc de mel. Depois comi uma fatia de pão integral com 1 Cc manteiga.



Almoço
Sophia: Enquanto eu estou preparando o almoço, a Sophia, às vezes, vem reclamar que está com muita fome. Acho que é o cheirinho da comida sendo preparada. Aí eu aproveito e coloco a salada dela para ela comer antes da comida ficar pronta (uns 10 minutos antes). Hoje, ela comeu cenoura baby e alface.

Depois montei o prato dela com arroz, feijão, beterrada e sobrecoxa de frango.
                                               

Lara: O pratinho da Lara eu preparo assim: coloco a salada por baixo, depois coloco o caldinho do feijão bem quente, e depois acrescento o resto (arroz, beterrada e frango). Para as duas, fiz um suquinho natural de tangerina...hummm.



Aline: Como eu sei que ia comer carboidrato no jantar, almocei só uma saladinha com temperinho light e 2 ovos cozidos. Tomei o suco de tangerina que fiz para as meninas...só que com adoçante.


Pratinhos raspados = mamãe feliz


Lanche
Sophia e Lara: uvas e uma fatia de pão (hoje, com geléia...na maioria das vezes é com requeijão...e às vezes é biscoito ou alguma outra coisa salgada). E a Lara toma a mamadeira dela de leite também.


Aline: mingau de aveia (1/2 xíc. leite desnatado, 2 CS de aveia, adoçante e canela) com blueberry (delícia!!!!).


Jantar
Eu estava com vontade de fazer uma sopinha faz tempo, porque aqui está muito frio. Então, coloquei chuchu, cenoura, couve-flor, beterrada, batata, carne cozida, macarrão parafuso e feijão. Uma delícia, as meninas amam!! E fiquei feliz que o Daniel comeu e gostou (ele não come nenhuma verdura ou legume).


Antes de dormir, as duas tomam o último leite...e, dependendo de como foi o meu dia, eu como alguma fruta ou tomo um iogurte antes de dormir (nesse dia, tomei água e dormi...rs).

Esse foi um dia nas nossa baligas!!! Mas sempre muda...bjs!!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Emagrecendo - Projeto Clarinete

Gente,  li uma vez esta frase e adorei: Projeto Clarinete...porque cansei de ser sanfona! Kkkkkk, ri muito! PROJETO CLARINETE 2014, UHUUUU!!!



Bom, para quem não me conhece, nunca fui magrela. Acho que fui uma criança magra, uma adolescente normal, mas sempre com alguma caretinha pra balança. Fiz mil dietas na vida, mas a que mais funcionou pra mim foi a do Vigilantes do Peso porque não me privava de nada e eu conseguia seguir direitinho.

Casei pesando 58kg (tenho 1,66m de altura). Mas engordei depois do casamento. A velha história da jantinha para o marido todo dia, blablablá...e quando engravidei da Sophia, já estava com 67kg. Na gestação da Sophia, emagreci porque passei mal no comecinho e engordei só 9kg. Quando ela completou 1 ano, eu tinha emagrecido tudo e mais um pouco...estava com 63kg.
Aniversário de 1 ano da Sophia

Aí engravidei da Lara, engordei pouco também...8kg. Mas, depois que ela nasceu, fiquei parecendo um balão de tão inchada. Nunca reti tanto líquido na minha vida. Minhas pernas triplicaram de tamanho e doía até para pisar no chão. Não sei porque tive isso...acho que foi uma mistura de carga emocional com os dias que fiquei sentada na UTI depois do parto. 
2 meses depois do nascimento da Lara

Bom, não fiz dieta porque não queria privar a Lara de nenhuma vitamina e eu também sabia que iria demorar um pouco mais para emagrecer por ser a segunda, na verdade terceira, gestação. Só que depois de um tempo, enfiei o pé...na verdade as duas pernas na jaca!! E quando a gente veio pra cá então...entrei na jaca!! Muita novidade, muuuuuitos doces gostosos! Misericórdia...
Fugi da balança até começar a perder roupas. Que mulher gosta disso?! Não tinha vontade de comprar roupa maior, mas também poucas estavam cabendo.

Dieta é aquela coisa...tem que querer! Não adianta ficar fugindo ou outras pessoas tentarem te policiar. Se não partir de você, não dá certo! Decidi me pesar...e estava com 70,5kg!!!! Quase morri! Nunca tinha pesado isso sozinha (sem um baby na barriga). No dia seguinte, conversei com algumas pessoas que entendem de "vida saudável", fui atrás de uma dieta power e comprei o livro da Fat Loss Factor. Achei super interessante porque já de cara me identifiquei. O livro fala sobre desintoxicar o corpo antes de fazer uma reeducação alimentar. Para as sanfonas pessoas que já fizeram várias dietas, depois de um tempo, não é mais qualquer uma que funciona. O nosso corpo se acostuma rapidamente com o que comemos e com os exercícios que praticamos...por isso temos que "enganá-lo". Bom, depois escrevo um post só sobre essa dieta.


Com essa dieta, eliminei (eliminei mesmo porque eles não voltaram mais) 2kg em uma semana e meia, um pouco antes de ir para o Brasil. Mas eu sabia que lá eu ia jacar de novo porque ninguém resiste as comidas da mamis!!! E eu estava morrendo de vontade de pastel, churrascaria, pão de queijo de padaria...

Fiquei no Brasil por 6 semanas. Comi de tudo ( e muito) nas duas primeiras semanas, depois me controlei. E com 20 minutos de esteira todo dia, drenagem e Heccus na Glamour estética (super recomendo! Com Rose e Olga, pra quem mora em Mogi das Cruzes) e maneirando nos carboidratos e açúcar...perdi mais 2,5kg nas outras 4 semanas.

Voltei pra casa e o marido adorou :) Isso anima a gente a continuar, né?


Na verdade, eu estou indo mais pelo caminho da saúde do que da estética. Percebi que, depois de perder esses quilinhos, fiquei mais disposta, sem tanta moleza. Certos alimentos e atividade física me dão a energia que eu preciso pra cuidar da casa, das meninas, do marido...enfim, está sendo muito bom. E nada melhor do que escrever aqui no blog para dar uma animada extra ;)


Foto mais recente, indo para a academia.


Vou escrevendo aqui o que estou fazendo (comendo e treinando) para também animar quem está nessa jornada como eu.

Termino com algumas diquinhas para quem estiver a fim de começar esse Projeto Clarinete (BORA MULHERADA!!!):

1. Procurar uma nutricionista. Principalmente quem já tentou de tudo, mas nunca procurou um especialista.

2. Fazer a inscrição em uma academia...e ir! Ou procurar uma atividade física que agrade. Estou fazendo esteira e musculação 3x/semana.

3. Tirar fotos do "antes" para ir comparando com o "durante" e o "depois", além de anotar as medidas e o peso semanalmente (com medo ou sem medo!).

4. Tenha um objetivo possível. Foco nele! Depois que alcançá-lo, avalie para ver se dá para firmar outro. Minha primeira meta é abaixar o percentual de gordura e chegar nos 60kg. Depois, provavelmente, vai ser aumentar massa magra.

5. Estabeleça presentinhos :) Adoro! Cada quilo perdido, uma peça de roupa nova...legal, né?

6. Inspire-se em quem passa pelo que você está passando. Conheci muitas blogueiras que estão nessa luta também...e assim, uma ajuda a outra. Algumas pessoas também montam um mural de inspiração com frases, fotos, essas coisas. Também é uma dica.

É isso aí, gente!! Estou animada! Acho que o blog vai me ajudar nesse projeto!!
Bjs





terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Post #100 e algumas coisinhas...

Nossa! Esse é o meu 100º post aqui no blog...uau! Comecei esse blog com a intenção de registrar algumas coisas que acontecem com a minha família, assim minhas filhas vão ter muitas recordações registradas...e também para trocar ideias com mamães que passam por situações semelhantes as que eu passo. Agora, além disso, é uma forma de estar "mais pertinho" de quem a gente ama e está longe, mas mora no coração.

Só tenho o que agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito pela minha família. São tantas coisas boas que seria pecado reclamar de qualquer coisinha...



Bom...algumas coisinhas que aconteceram nesse ano:

1. Sophia voltou para a escola. A professora falou que ela está indo super bem. Como tem 3 anos, ela vai 2 vezes por semanas, por 2h30. AMA! No próximo ano escolar, ela vai 3 vezes por semana. O inglês dela é um barato...quando ela não sabe, inventa! Mas a professora falou que ela chega todo dia e fala direitinho "Good afternoon, Mrs. Clark!" e canta todas as músicas com caras e bocas. Só que na semana passada começou a ficar com vergonha de falar em inglês quando eu estou por perto...acho que é fase. Hoje foi dia de tirar foto na escola...ela se arrumou, escolheu a roupa e fez 1001 poses (o sangue brasileiro aparece e se destaca na turminha).


2. Em dois dias consegui congelar meu rosto e minhas mãos. É insano!!! Sensação horrível! Acho que aprendi (veremos). O rosto congelei na corridinha básica do estacionamento do carro até a academia. Sensação térmica de -27º e um vento animal. Doía até a bola do olho. Mas nada que não passe em 2 minutinhos dentro da academia quentinha. As mãos eu congelei hoje abastecendo o carro. Esse foi tenso! Muito! Daqueles que dá vontade de chorar. Tinha colocado um limite de 80 dólares na bomba e só aguentei até 23 dólares. Não conseguia nem ligar o carro com os dedos todos duros!! Esperta sem luva nos -32º...engraçado fui eu tentando descongelar os dedos no carro. Devia ter gravado para rir mais tarde.

3. A Sophia grudou no Daniel! De rolar uma fossa toda vez que ele vai embora. Mas ele é apaixonante mesmo...

  Minha companheirinha...


4. Chegou o nosso cartão que dá acesso a hospitais, médicos...tudo. E já usamos dois dias depois. Sophia pegou uma gripe na segunda semana que voltamos do Brasil e a Lara também. Só que a Sophia sarou em uma semana (às vezes dá uma tossidinha básica) e a Lara não sarava...piorou porque começou a ter febre. Fomos na sexta passada ao hospital. Um super atendimento!! Pessoal super prestativo! Entrei, fiz triagem, cadastro, passei pela pediatra, tirei raio-x, voltei com a pediatra e fui pra casa...tudo em 1h! Acho que foi o horário (fui às 11h da manhã). Mas nunca tinha sido tão bem atendida e tão rápido em um hospital infantil. Ela está bem...pulmão limpinho, mas um pouco de secreção no ouvido direito (sem dor). Está tomando antibiótico pela primeira vez na vida.
Na espera do hospital...ficou encantada com o aquário.

5. Pisei, pela primeira vez, em um lago congelado. Sensação estranha...mistura de "nossa, que lindo!!!" com "para de vir tanta gente pra cá que esse treco vai quebrar!".

6. Aqui em casa, estamos mais saudáveis :) Mas falo sobre isso no próximo post...

Bom, é isso aí!! Obrigada por acompanhar a nossa história, participar aqui do blog, torcer pelo nosso bem (perto ou longe)...o carinho de vocês alegra os nossos corações. E que o Senhor abençoe a nossa família e a sua também.