segunda-feira, 18 de março de 2013

Atividades para bebês (1 mês a 1 ano)

Como eu sempre escrevo sobre atividades para ocupar a Sophia (2-3 anos), resolvi colocar uma listinha com atividades para bebês que, além de serem bacanas e simples, estimulam o desenvolvimento deles.
Fui anotando algumas coisas conforme as meninas foram crescendo a aproveitei para pesquisar mais outras coisinhas antes de finalizar a lista. Espero que gostem :)

1 mês: muito carinho e toque são essenciais nessa fase (e pelo resto da vida). Eles precisam de contato físico, por isso massagens com óleo de bebê e o uso dos "slings" (ou os famosos cangurus) são excelentes!

2 meses: nessa fase, os bebês são atraídos por cores fortes. Se você não tiver um móbile, pode criar um de papel, com diferentes e coloridos desenhos.

3 meses: os bebês precisam ficar de barriguinha para baixo em alguns minutinhos do dia, para fortalecerem o pescoço, as costas e os músculos abdominais. Muitos, porém, não gostam dessa posição. Para ajudar, tente colocar brinquedinhos coloridos e um espelhinho para que seu bebê se destraia.


4 meses: hora do barulho!! Os bebês já começam a fazer diferentes sons ao tentar falar alguma coisa. Além de "conversar" bastante, você pode apresentar diferentes sons para ele (um patinho de borracha, um apito, um sininho, etc.) e também imitar os "barulhinhos" que ele faz.

5 meses: como o pescocinho do bebê já está firme, você pode sentá-lo no seu colo, segurar os bracinhos e brincar de "cavalinho". Ou dobrar suas pernas para que as costinhas dele encoste nas suas coxas, e brincar de "achou". Nessa fase, os bebês já começam com as gargalhadas...


6 meses: você já pode estimular alguns gestos com o seu bebê. Ao falar tchau, balance a mãozinha, ajude-o a bater palmas ao cantar,  leve a mão à boquinha para mandar beijinhos, etc.

7 meses: seu bebê já está começando a entender o esquema de causa-consequência, por isso gosta de jogar objetos no chão para alguém pegar. Nessa fase, você pode pegar uma lata com tampa de plástico, fazer um buraco na tampa e pegar objetos menores para colocar dentro da lata (cuidado com o tamanho dos objetos, não podem ser perigosos se o bebê colocar na boca). Mostre uma vez para que o bebê veja: coloque os objetos lentamente pelo buraco na tampa. Depois, abra a tampa e deixe que ele veja todos os objetos lá dentro. Retire todos e entregue para o bebê tentar colocar. Essa "brincadeira" pode durar um bom tempo...

8 meses: os bebês amam sons! Coloque várias panelas e vasilhas no chão e dê uma colher de pau para o seu bebê. Juntamente com ele, toque os "instrumentos", ele vai amar! Você pode cantar ou colocar alguma música enquanto tocam também.



9 meses: estimule a imaginação do seu bebê, ela ajuda no desenvolvimento intelectual da criança. Você pode brincar com animais de pelúcia, bonecas, telefones de brinquedo, comidinhas de brinquedo...qualquer coisa que simule algo real.

10 meses: mesmo que ainda vai levar um tempinho para o seu bebê começar a contar, você já pode apresentar os números a ele. Conte objetos simples (brinquedos, frutas, carros, etc.), degraus, dedinhos, etc.

11 meses: um cesto de roupas limpas pode ser a maior diversão de uma tarde! Deixe que o bebê sinta as diferentes texturas das roupas (desenvolve o tato), faça uma bolinha de meia e brinque de jogar, coloque o bebê dentro do cesto e brinque de puxá-lo pelo corredor...enfim, use a imaginação e divirta-se!


12 meses: agora é uma boa fase para introduzir quebra-cabeças. Comece pelos mais fáceis, aquele grandes de madeira, com poucas peças para encaixar. Com o tempo, procure outros mais desafiadores...



Um comentário:

Mical disse...

Que belezinha!! :-)