sábado, 19 de janeiro de 2013

Emagrecer depois do parto

Gestação é uma das melhores fases da mulher. Saber que tem alguém crescendo dentro de você é uma benção...sem contar os primeiros chutinhos, ultrassons, ouvir o coraçãozinho...tudo isso faz até a gente esquecer os enjôos iniciais. Além disso, foram as únicas vezes em que me senti bonita mesmo com um barrigão, hehehe. Na verdade, a gente quer que a barriga cresça mesmo e quanto mais apertada a blusinha, melhor, porque aparece mais :)


  Grávida de 9 semanas da Sophia                                      Grávida de 11 semanas da Lara     




 Grávida de 38 semanas da Sophia
 Grávida de 37 semanas da Lara


Antes do parto da Sophia                                                     Antes do parto da Lara

Depois que minhas babies nasceram, fiquei encantada com a maternidade. Como é possível amar desse jeito? Além do instinto protetor...mas a gente também não vê a hora de "voltar a ser mulher". Fazer uma unha, depilação, cortar o cabelo...ficar bonita para o maridão!! 

Eu não engordei muito nas minhas duas gestações porque passei muito mal no início das duas...foram 9 e 8 quilos. Na da Sophia perdi tudo rapidinho, comendo de tudo e sem exercícios, só amamentando. 8 meses depois, estava mais magra do que quando eu engravidei.
Agora, depois que a Lara nasceu, a coisa está mais difícil, hehehehe. Primeiro porque, como fiquei muito tempo senteda na UTI,  quando fui para casa estava muuuuuito inchada. Tanto que, 15 dias depois do parto, me pesei na consulta e tinha perdido apenas 1kg...impossível, né? Não! Meu pé parecia um big mac...
Um mês depois, tinha perdido mais 5...mas ainda faltam alguns por aí. Não estou com muita pressa e nem penso em fazer dieta para não alterar a produção de leite da Larinha, mas eu estou dando umas escapadas absurdas!! Estou com muuuuita vontade de comer doce, todo santo dia.  Bolo, chocolate, bala, até colher de leite condensado...preciso me conter porque também não faz bem para a neném. Graças a Deus, ela não teve cólica (até agora), mas é melhor previnir. Muita gente fala que não tem nada a ver, o que a mãe come não influencia, mas eu acredito que sim. E afinal, refri e doce não fazem bem para ninguém, né?


Depois do 6º mês do bebê, que é quando ele começa a comer outras coisinhas além do leite materno, alguns médicos falam que pode-se reduzir as calorias ingeridas diariamente pela mãe. Há algumas dietas interessantes. A melhor que vi (que parece que não dá para passar fome...só vontade mesmo) é a da Boa Forma. Vou colocar a dieta, mas vale a pena ler a matéria inteira:



Perca peso enquanto amamenta


O cardápio da mulher que está amamentando deve conter aproximadamente 1900 calorias por dia

Café da manhã

Opção 1
• 1 copo de suco de abacaxi com hortelã
• 2 fatias de pão integral light
• 2 col. (sobremesa) de queijo cottage
• 1 fatia média de melão

Opção 2
• 1 copo de iogurte natural desnatado batido com ½ papaia e 1 col. (sobremesa) de linhaça
• 1 fatia de pão integral light com 1 fatia fina de queijo de minas e 1 col. (sobremesa) de geleia sem açúcar
• 1 xíc. de chá de ervas*

Opção 3
• 1 xíc. (chá) de salada de frutas (banana, maçã, mamão, melão e morango)
• 1 copo de iogurte natural desnatado com 3 col. (sopa) de aveia
• 1 col. (chá) de mel
• 1 fatia de pão integral light com 1 ponta de faca de margarina light

Lanche da manhã

Opção 1
• ½ papaia com 2 col. (sopa) de aveia e 1 col. (sobremesa) de linhaça
• 1 xíc. de chá de ervas*

Opção 2
• 1 Polenguinho Light
• 1 banana
• 1 xíc. de chá de ervas*

Opção 3
• 1 fatia fina de bolo simples
• 1 xíc. de chá de ervas*

Almoço 
Opção 1
• 1 prato (sobremesa) de salada: agrião, rúcula, alface, tomate, cenoura e erva-doce com 1 col. (sopa) de azeite
• 3 col. (sopa) de arroz integral
• 2 conchas cheias de feijão
• 1 filé médio de frango grelhado (130 gramas)
• 1 pires de brócolis no vapor com lascas de amêndoa

Opção 2
• 1 prato (sobremesa) de salada: alface, tomate, ricota esfarelada e lascas de maçã com 1 col. (sopa) de azeite
• 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha
• 1 concha de lentilha
• 4 col. (sopa) de carne moída magra
• 4 col. (sopa) de abobrinha refogada

Opção 3
• 1 prato (sobremesa) de salada: folhas verdes-escuras, beterraba ralada e pepino com 1 col. (sopa) de azeite
• 2 col. (sopa) de suflê de espinafre
• 2 col. (sopa) de batata cozida ou assada ou 1 xíc. (chá) de macarrão integral cozido com 1 fio de azeite
• 1 filé grande de peixe grelhado (150 gramas)
• 3 col. (sopa) de vagem refogada

Lanche da tarde
Opção 1
• 2 torradas integrais com 2 col. (sobremesa) de geleia sem açúcar
• 1 xíc. de café com leite desnatado

Opção 2
• 1 fatia de pão integral light com 1 fatia de queijo de minas
• 1 copo de suco de uva sem açúcar

Opção 3
• 1 barrinha de cereais
• 1 copo de água-de-coco
• 1 maçã

Jantar 

Opção 1
• 1 prato de sopa de legumes
• 1 filé médio de frango grelhado (130 gramas)
• 4 col. (sopa) de cenoura cozida

Opção 2
• 1 prato de sopa de espinafre
• 1 abobrinha média recheada com carne moída e tomate
• 3 col. (sopa) de ervilha torta refogada

Opção 3
• 1 prato (sobremesa) de salada: folhas verdes-escuras, tomate e cenoura ralada com gotas de limão
• 3 col. (sopa) de arroz integral com ervilha
• 1 filé médio de salmão grelhado (130 gramas)
• 1 berinjela assada

Ceia 

Opção 1
• 1 banana assada com canela
• 1 xíc. de chá de ervas*

Opção 2
• 1 copo de iogurte de frutas com 1 col. (sopa) de aveia
• 1 xíc. de chá de ervas*

Opção 3
• ½ xíc. (chá) de frutas secas (damasco, castanha-do-pará, nozes e amêndoas)
• 1 xíc. de chá de ervas*

Lanche da madrugada
(Para depois da mamada)

Opção 1
• 1 bananinha seca sem açúcar

Opção 2
• 1 copo de iogurte de frutas

Opção 3
• 1 copo de água-de-coco

* Erva-doce, camomila, cidreira ou hortelã.


Minha irmã tem um site muito legal, é voltado para as recém-casadas, mas há dicas muito interessantes para todas...em um dos posts, ela dá a dica de um shake antioxidante que achei excelente e dá uma super sensação de saciedade (principalmente naquelas horas que a gente tem vontade de comer um boi!!). Dê uma conferida no blog Joguei o buquê.

Bom, passaram-se as festanças de final de ano e agora não tenho mais desculpas :) Docinhos e bobeiras só no final de semana. E na outra semana, quando a Lara completa 3 meses, pretendo começar com alguns exercícios (que horas, mulher??!!!).

5 comentários:

Hélide Profeta disse...

RSRSRSS.. não é facil esta vida de mãe né!!!
Engordei 15 kilos na minha gestação... mas já perdi tudo, graças a Deus!!!
Sofri bem com a "pegação no pé" do marido... é horrivel mesmo.
Depois que Manuella nasceu começou aquele outro tipo de regime né... o que não comer pra nãod ar colicas... mas graças a Deus ela tbm não teve colicas... é uma amor de bebê!!!!

Estou acompanhando seu blog (entre no meu tbm)
Legal ler histórias de mães como a gente!!!!
bj

Aline Portela disse...

Oi, Hélide! Que bom que você conseguiu oerder tudo. Quanto tempo tem a Manuella? Lindo seu blog, quanto talento!!! Parabéns.
bjs

Hélide Profeta disse...

Manuella agora tem 6 meses e meio, e cada dia mais sapecaaaa!!!

daniela cagiano disse...

Aline...conheci seu blog hoje por um link que a Mical postou no face, estou amando! Parabéns!
Esse tema de peso é bem complicadinho né...
Na minha primeira gravidez engordei 15 quilos e consegui emagrecer tudo...mas na segunda gravidez engordei 23 quilos...socorrooooo! kkkk
Ainda estou com 7 quilos ainda acima do peso...tem sido bem difícil...mas vamo que vamo! Bjs

Aline Portela disse...

Oi, Dani, que legal vc por aqui!!!! :)
Poxa, nem fale...está sendo bem difícil dessa segunda vez! Socorrooooo mesmo, hahahahahaha. A gente consegue, força!!