domingo, 26 de maio de 2013

Alimentação I - primeiros alimentos sólidos (frutas)

Uma das alegrias em ser mãe é quando o filho come bem. E comer bem não significa comer muito, mas direito.
A Sophia era um bebê gordinho, não tanto quanto a Lara, e perdeu as dobrinhas só quando começou a andar. Graças a Deus, nunca deu trabalho para comer, mas sei que esse é o desafio de muitas mamães.
Sophia tomando suco com 6 meses

As duas ficaram no leite materno exclusivo até os 5 meses e meio. E começaram com as frutinhas (suquinho e papinha "doce") para depois, com 6 meses, comerem a papinha "salgada".
Lara comendo papinha com 6 meses


Cada bebê é diferente. A Sophia amou o suquinho de primeira! Tomou um montão, mas estranhava a  frutinha amassada. Demorou quase 3 semanas para ela se acostumar. Mas hoje ama fruta, qualquer uma. Num dia desses, ela acordou da soneca da tarde e gritou: VÔ! EU QUERO MAÇÃÃÃ!!!  :)
Já a Larinha, come a fruta quase inteira, mas não toma nem 50ml de suco ainda.
Na verdade. o negócio é ter paciência. No começo rolam muitas caretas, as vezes eles até cospem, mas depois se acostumam com os novos sabores e consistências. Só não podemos desistir :)

Na primeira semana, elas começaram com o suquinho de manhã. Frutas: laranja lima, mexerica, maçã, pera e melancia.
Na segunda semana, além do suquinho da manhã, entrou a fruta amassadinha ou raspada. Frutas: além das anteriores, banana (qualquer uma), mamão e caqui (faço um creminho com um pouquinho de água no liquidificador).
Depois, a cada semana eu acrescentava uma fruta diferente. Só não pode ter preguiça e ficar somente nos produtos industrializados (sucos de caixinha, papinhas prontas, etc.), eles servem para emergências.

Depois escrevo sobre papinhas "salgadas", mas queria terminar esse post com uma SUPER DICA!! Uma das minhas melhores amigas é nutricionista e ela me emprestou um livro muito bacana, o Crescendo com Saúde - o guia de crescimento da criança, de Maria Luiza de Brito Ctenas e de Márcia Regina Vitolo.


Esse livro é 10!! Tem dicas de amamentação, de desmame, receitas de papinhas, atividades físicas, etc... vale a pena ter em casa! Obrigada, Mirella :)





Nenhum comentário: