terça-feira, 24 de junho de 2014

1 ano de Canadá...

Hoje, faz exatamente 1 ano que nos mudamos para Calgary. Um ano!!! Às vezes falo "já um ano!!" e às vezes "só um ano!!" hehehehehe...depende da situação.

Aqui é um lugar incrível e a gente vê nitidamente a mão de Deus guiando nossa família para os propósitos dEle. Não vou dizer que o começo foi difícil, porque não foi. Cheguei e logo me ocupei com o "recomeçar". Não tenho medo do novo, acho até legal, na maioria das vezes. Escolhemos móveis, eletrodomésticos, carro, escolhemos mercado, academia, escola, etc. Foi muito empolgante! Até o friozão foi legal, sem brincadeira. As meninas amaram a neve, aprendi a sair mesmo quando está super frio e, por incrível que pareça, acho que passava mais frio dentro de casa no Brasil do que aqui. Até porque tudo é quentinho...só o tirar e colocar um montão de casacos que não é legal. E só para a corridinha do carro para o lugar!!

O problema e a parte mais difícil foi quando voltei do Brasil no começo desse ano. Aí foi difícil. Muito. É diferente viver no Brasil e visitar o Brasil. Na visita, você não trabalha, não pega trânsito todo dia, você passeia, come muito, mata a saudade da família e amigos...ainda mais na época de festas de natal e ano novo. Foi demais. Voltei pra Calgary (morrendo de saudade do maridão lindo) em um domingo e na segunda pegamos -40ºC, sem sol (porque aqui, tem sol praticamente o ano inteiro, então fica lindo a neve com o sol). Foi depressivo. Fiquei mal. Chorei por um mês, sem brincadeira! Saudade da família, saudade dos amigos, saudade do calor...






Deus é lindo, gente! De janeiro pra cá Ele tem trabalhado muito no meu coração. Me ensinado um moooonte de coisas. Tenho visto como não sou nada, nada mesmo. E como Ele me ama e cuida de mim, mesmo sem eu merecer. Enfim, Deus manda amigos (brasileiros!!) que moram aqui na terrinha gelada para nos ajudar. Eita brasileirada linda e amada que mora aqui!!!

Em um ano, acho que ainda não vejo Calgary como meu lar. Afinal, morei 29 anos no Brasil, não é tão rápida essa transição. Mas já amo essa cidade. Tudo muito organizado, limpo, pessoas educadas (a maioria ;) ), as coisas funcionam...não sei mais o que é ter medo de parar em um semáforo à noite, ou desconfiar sempre das pessoas desconhecidas. Isso dá um alívio na gente, principalmente depois de ter filhos.

Visitinha especial da minha irmã...alegrou muito meu coração!

Gente, não gosto e não quero ficar comparando, ou falar que o Brasil não presta e que aqui é o céu. Não é isso. Amo o Brasil, mas infelizmente está um lugar difícil para se ter uma boa qualidade de vida e paz. Espero e oro para que melhore, até porque pessoas que eu amo demais moram lá.

Vou terminar com algumas coisas que me surpreenderam por aqui:

- Frutas e verduras: achei que ia chegar aqui e ia só comer fast food, já me preocupava com as meninas e a alimentação delas, etc...e GRAÇAS A DEUS, frutas, legumes e verduras aqui são lindas e muito saborosas. Tem de tudo, até coisa que eu nem sei o que é. Claro, não tem a variedade da feira do Brasil, mas tem muita coisa gostosa. As frutas vermelhas são as mais baratas e têm durante todo o ano.
Tudo fresquinho, todo dia!
Tem até quiabo!! Além de um mercado latino com muuuuitas comidinhas brasileiras.

O que é isso?!

Olha como a couve é diferente! Mas o sabor é o mesmo.

- Educação do povo: aqui você ouve "sorry" o tempo todo. Mesmo quando ninguém fez nada. Por exemplo, a pessoa ACHA que está te atrapalhando com o carrinho de supermercado, ela fala "sorry", super preocupada.

- Valorização do tempo em família: a maioria das empresas valorizam o tempo em família, então não tem muito dessas de hora extra e tal. Agora que está esquentando então...o pessoal sai cedo para aproveitar o clima e muitos não trabalham nas sextas durante todo o verão.

Papai fazendo um churrasquinho depois do trabalho.

Obrigada a todos que torcem e oram por nós! Esse foi o primeiro ano, vamos ver o que mais Deus tem preparado para nós.  ;)

2 comentários:

Mical disse...

Que de delícia ler esse relato, que Deus continue a sustenta-los com essa força e alegria, bj

Leila Funfas disse...

Que TUDI prima! vida abençoada, lugar abençoado, uma delícia saber que existe um lugar assim, sem medo e com tanta qualidade de vida.
Que Deus continue a te abençoar e que um dia eu possa ser sua vizinha, mesmo que de cidade vizinha! hehehe..

beijos pra todos.