domingo, 1 de setembro de 2013

Criança come salada

Ô se come!!! :)
Sopinha da Lara com 9 meses (cenoura, chuchu, frango, batata e escarola)

Lara detonando um pêssego...hummmm!


A Sophia come de tudo! É magrelinha porque não para quieta mesmo. Mas come e come bem!
Muitas mães reclamam que os filhos não comem bem...comem pouco ou não gostam de alimentos saudáveis. Como não sei como a Lara vai ser nessa área (por enquanto come de tudo também...até demais! hahahaha...judiação), resolvi pesquisar algumas dicas e colocar aqui. São todas de sites e livros de pediatras...achei bem interessante:

1. Seja modelo: não adianta querer que a criança come se você mesma detesta. Aqui em casa a situação é, vamos dizer, interessante. O Daniel não come nenhuma verdura ou legume (nada...só tomate...que, na verdade, é fruta :P ). Mas ele ama fruta (cortadinha no prato, claro...kkkkk, eu te amo, mor!). E não adiantaria falar para minhas filhas que quem não come verdura não cresce porque ele tem 2 metros de altura. Enfim, pelo menos as duas me vêem comendo de tudo (menos cebola) e por enquanto está dando certo.

2. Escondidinho: corte, bem fininho, legumes e acrescente em omeletes e recheios de panquecas, ou em hambúrgueres, almôndegas e croquetes caseiros.

3. Com a mão: acrescente comidinhas que as crianças consigam comer com as mãos como cenoura baby, tomate cereja, espiga de milho, pepino em palitinhos, etc.

4. Crocantes: não cozinhe demais os legumes, a maioria das crianças preferem a textura mais crocante e cores mais vivas.

5. Colorido: deixe a salada mais atraente usando as cores (não fique somente no verde). Você pode colocar ovo cozido, batata palha, croutons e frutas como morangos e manga.

6. Brinque com o visual: já escrevi um posto sobre isso (clique aqui).

7. Substitua: sem neura...se seu filho não come cenoura, você já tentou prepará-la de diferentes formas e mesmo assim ele não consegue comer, troque o alimento por outro de cor alaranjada (abóbora, mamão).

8. Paciência: não desista, mamãe! Se a criança não almoçar direito, guarde o pratinho dela. E depois de uma hora, se ela pedir aquela bolacha recheada, não dê. Mostre o pratinho de comida. Não se preocupe, seu filho não vai morrer porque "não comeu nada", ele vai aprender a valorizar o que você coloca no prato dele.

9. Leve pra cozinha: peça para seu filho te ajudar na hora do preparo. Ele certamente irá querer provar o que ele mesmo preparou.

10. Leve ao mercado: levar a criança ao mercado e à feira pode ser um pouco estressante, mas vale a pena. Na feira, a criança entra no "mundo das frutas e verduras" e no mercado dá para fazer uns combinados "para levar o biscoito, temos também que levar os brócolis".

Termino com um vídeo da Sophia. Na semana passada, fomos a uma lanchonete e o Daniel pediu um lanche, pedimos um lanchinho infantil com batatas-fritas para a Sophia, e uma salada com suco para mim. Como a salada era grande, deixei metade e fui para o carro amamentar a Lara. A mocinha então, não quis comer as batatinhas...e terminou minha salada.

Acessem em:    http://www.youtube.com/watch?v=HRQDw4QYseU&feature=youtu.be

(não consigo carregar aqui :( ).




4 comentários:

Mical disse...

Excelentes dicas. Parabéns!!

Ariane disse...

Gente, nunca conheci uma criança que gosta tanto de salada e frutas!!!!! Também quero que meus filhos sejam assim!!!
A Sophia come folhas com tanto gosto..quem sabe não inspira o papai, né?hehehehhe

bjs

Aline Portela disse...

Linda, né? Seria ótimo inspirar o papai...ou pelo menos a Larinha quando crescer ;) bjs

Pri Fontes disse...

E não adiantaria falar para minhas filhas que quem não come verdura não cresce porque ele tem 2 metros de altura
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK